divulgação
Racionais MC’s: Doutor <em>Honoris Causa</em> pela Unicamp

Racionais MC’s: Doutor Honoris Causa pela Unicamp

A outorga do título de Doutor Honoris Causa para o grupo Racionais MC’s foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp nesta terça-feira (28/11/2023). Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes dos Racionais, foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção.

Na sessão do Consu, o presidente da comissão de especialistas formada para avaliar a pertinência da concessão do título ao grupo, Mário Medeiros, professor do Departamento de Sociologia (DS) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH), apontou os principais pontos do parecer da comissão, que salienta a atuação do grupo e ressalta a pertinência do título se levado em conta o histórico recente da Universidade na busca pela ampliação da inclusão.

O título de Doutor Honoris Causa, a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp, é concedido a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes e/ou que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Universidade. Conforme assinalou o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, na sessão do Consu, a concessão dele aos Racionais alinha-se aos objetivos do título, contemplando “saberes externos à Universidade que dialogam com um período do país e da Universidade”.

A formação dos Racionais MC’s ocorreu em 1988, quando a dupla Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira) e Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador) uniu-se aos bboys Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kléber Geraldo Lelis Simões). A arte do grupo faz-se atravessar por questões caras à sociedade brasileira, como o racismo, a desigualdade social e a violência de Estado.

A obra dos Racionais MC’s faz parte do cotidiano da Unicamp desde 2018, quando as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno tornaram-se leitura obrigatória do Vestibular. Foi a primeira vez que um disco de música entrou na lista de obras da prova. A inclusão do álbum no Vestibular marcou um momento de expansão da inclusão social e étnico-racial na Unicamp, cujas cotas desse tipo e a criação do Vestibular Indígenas haviam sido aprovadas no ano anterior.

Já em 30/11/2022, o grupo veio à Universidade para uma aula aberta, como parte da conclusão da disciplina “HZ464-B – Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, ministrada pela pesquisadora do Centro de Estudos e Migrações Internacionais (CEMI), Jaqueline Lima Santos. Santos foi uma das propositoras da outorga do título, junto com Omar R. Thomaz (docente do Departamento de Antropologia do IFCH/Unicamp) e Daniela Vieira dos Santos (docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina).

A concessão do título ao grupo se distingue quando se olha para os outros intelectuais laureados pela Universidade desde 1971. Em mais de 50 anos, receberam o título 31 pessoas – todas elas brancas, apenas uma mulher. Os Racionais tornam-se os primeiros intelectuais negros e periféricos contemplados pela honraria e também os primeiros músicos.

Por isso, segundo os pareceristas – Mário A. Medeiros da Silva (DS/IFCH/Unicamp), Aparecida Sueli Carneiro Jacoel (Geledés), Omar R. Thomaz (DA/IFCH/Unicamp) e Ricardo I. Teperman (Companhia das Letras) –, é a Unicamp quem ganha com a concessão do título.

[Este post foi baseado na notícia “Conselho Universitário aprova título de Doutor Honoris Causa para Racionais MC’s“, publicada por Liana Coll em 28/11/2023 no Portal da Unicamp. A foto usada aqui (uma das que ilustra a notícia) é de Felipe Bezerra]