comentário
Ação-rede em Bruno Latour

Ação-rede em Bruno Latour

[Este post é uma versão editada de uma seção de Ferreira (2017)]

Latour foi um dos poucos cientistas sociais contemporâneos que pensaram seriamente o processo de reticulação nos coletivos humanos. A ação-rede latouriana pode ser entendida como uma “uma grande rede, em forma de estrela, de mediadores que entram e saem dela” e que “existe em função de seus laços” (Latour 2005:217; cf. Fig.01). Ou, numa outra formulação, como: “uma forma de estrela com um centro rodeado por muitas linhas irradiando com todo tipo de pequenos canais de saída e de entrada” (Latour 2005:177).

Fig.01: Centro de cálculo. Fonte: Latour (2004:55).

A ideia latouriana do “centro de cálculo” como “ponto de passagem obrigatório” e “posição estratégica” sintetiza a imagem da ação-rede como uma mediação entre centro e periferia: o centro agindo sobre a periferia graças à ação informadora da periferia sobre o centro. O centro de cálculo se torna, assim, um ponto estratégico, privilegiado, ponto de distribuição da ação, ponto de passagem obrigatório para a existência dessa ação-rede, ponto de conversão entre as perspectivas do envolvido e do envolvente.

Quando alguém pergunta de que modo a geometria ou a matemática “abstrata” pode influenciar a “realidade”, na verdade está admirando a posição estratégica assumida por aqueles que trabalham nos centros com formas de formas. Estes deveriam ser os mais fracos, por estarem mais distantes (como muitas vezes se diz) de qualquer “aplicação”, mas, ao contrário, podem ser os mais fortes pela mesma razão, já que os centros acabam por controlar o espaço e o tempo: eles desenham redes que se interligam nuns poucos pontos de passagem obrigatórios. Uma vez que todos os traçados tenham sido não só escritos no papel, mas reescritos de forma geométrica e re-reescritos na forma de equação, não é de admirar que quem controla a geometria e a matemática seja capaz de intervir em quase todos os lugares. Quanto mais “abstrata” sua teoria, maior sua capacidade de ocupar centros dentro de centros (Latour 2000a:398-9).

No centro, posição estratégica, se encontra todo o instrumental da matemática e da geometria; na periferia, agem os referidos “lugares”, a “realidade”, o espaço, o tempo, i.e., tudo o que puder ser controlado à distância, de maneira distribuída, a partir do centro; entre os dois, transitam aqueles que “controla[m] a geometria e a matemática”, sendo capazes de “intervir em quase todos os lugares”, os móveis imutáveis que circulam incessantemente, levando informação da periferia para o centro (input), e ação do centro para a periferia (output). Como corolário dessa ação-rede-como-centro-de-cálculo, temos que: é a capacidade dos matemáticos e geômetras (móveis imutáveis) de estabelecerem correspondências entre as formas e fórmulas (centro) e a “realidade” (periferia), que faz os geômetras e matemáticos munidos de formas e fórmulas efetivamente envolverem aquilo que os envolve (i.e., a “realidade”).

“Prestemos atenção”, Latour (2004a:46-7) pede, “à inversão das relações de força entre aquele que viaja numa paisagem e aquele que percorre com o olhar o mapa recém-desenhado”:

[M]apas e placas, alinhados uns aos outros e mantidos ambos por grandes instituições […] nos permitem passar do mapa ao território, negociando com cautela a enorme mudança de nível que separa um pedaço de papel, que dominamos pelo olhar, de um lugar onde moramos e que nos cerca por todos os lados (Latour 2004a:60).

Envolver aquilo que nos envolve, ressoar de maneira mais completa com o meio, pode ser visto como o índice de uma certa tensão pré-individual com o meio (cf. Ferreira 2017). O viajante com mapa é um móvel imutável, um viajante capaz de mobilizar, localmente – i.e., na periferia do esquema -, recursos distribuídos por todo o território, mas que permaneceriam distantes e inacessíveis, sem ação capitalizadora do centro – i.e., sem os mapas, que concentram informações antes distribuídas pelo território, propiciando a ação sobre ele. Passando de um viajante-envolvido-por-uma-paisagem, para um viajante-que-envolve-uma-representação-fiel-do-território-mais-amplo-no-qual-se-encontra-essa-paisagem, o viajante consegue colocar um pé no centro de cálculo e, assim, impulsionar sua ação na periferia. Como corolário dessa ação-rede cartográfica, temos que: é a capacidade dos viajantes (móveis imutáveis) de estabelecerem correspondências entre o mapa (centro) e a paisagem (periferia), que faz viajantes com mapas efetivamente envolverem aquilo que os envolve (i.e., o território).

Outro exemplo instrutivo da ação-rede latouriana é o caso do moinho de vento, que se tornou um ponto de passagem obrigatório quando uniu, mecanicamente, a força indomável do vento ao movimento regular de um moedor:

Como se valer do vento? Como levá-lo a relacionar-se com o trigo e o pão? Como translacionar sua força de tal maneira que, seja lá o que ele faça ou deixe de fazer, o trigo fique sempre bem moído? […] [Como] interessar o vento na fabricação do pão [?] […] Complicadas negociações precisam estar sendo feitas o tempo todo […] para que as alianças provisórias não se rompam. […] Por exemplo, os grupos de fazendeiros que foram reunidos podem […] perder o interesse. Quanto ao vento, […] [ele pode s]implesmente varrer com seu sopro moinhos frágeis, rasgando pás e asas. O que o mecânico deve fazer para manter o vento em seu sistema de alianças, apesar do modo como ele muda de direção e de força? Precisa negociar. Precisa criar uma máquina que seja receptiva ao vento, mas também imune a seus efeitos indesejáveis […]. Naturalmente, há um preço para isso, pois agora é necessário ter um número maior de manivelas e um complicado sistema de rodas, mas o vento estará transformado em aliado confiável. Por mais que ele sopre, seja qual for sua vontade, o moinho reagirá como uma só peça, resistindo à dissociação, apesar ou por causa do maior número de peças de que agora é constituído. O que acontece às pessoas que se reúnem em torno do moleiro? Elas também estão definitivamente “interessadas” no moinho. Queiram o que quiserem, por melhores que sejam no manejo do pilão, o caminho delas agora passa pelo moinho. Assim, elas são mantidas sob controle, tanto quanto o vento. […] [O] moinho transformou-se em ponto de passagem obrigatório das pessoas, por causa do trigo e do vento. (Latour 2000a:213-4)

Duas realidades, antes disparatadas, entraram em comunicação graças a uma mediação disparadora de uma nova individuação coletiva: a realidade envolvente (a periferia, i.e., a energia do vento, o trigo, as pessoas etc.) e a realidade envolvida (o centro, i.e., o mecanismo do moinho) entram em correspondência por meio de complicadas negociações e alianças provisórias, coordenadas por um mecânico (móvel imutável). Como corolário dessa ação-rede mecânica, temos que: é a capacidade dos mecânicos (móveis imutáveis) de estabelecerem correspondências entre o mecanismo do moinho (centro) e o mundo (periferia), que faz os mecânicos efetivamente envolverem aquilo que os envolve (i.e., o mundo).

Um ponto de passagem obrigatório é, para Latour (2000a:230) um tipo de caixa-preta que “concentra em si o maior número possível de solidíssimas associações”, um “número […] tão desproporcional [de associações] que realmente mantém no lugar a multidão de aliados”; um nó de rede, uma ação-rede, um ponto privilegiado a partir do qual é possível acessar, localmente, potências distribuídas, que são inacessíveis de outra forma, mas que também passa a dominar e coagir as ações que ele atrai e processa. Ao representar graficamente esse processo (cf. Fig.02), Latour, enfatizou a maneira como novas agências são compostas pela estabilização de associações de outras agências.


Fig.02: Processos de associação. Fonte: versão editada de Latour (1994:37).

REFERÊNCIAS
FERREIRA, Pedro P. 2017. Reticulações: ação-rede em Latour e Simondon. Eco-Pós 20(1):104-35.
LATOUR, Bruno. 1994. On technical mediation: Philosophy, Sociology, Genealogy. Common Knowledge 3(2):29-64.
__________. 2000. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. (Trad.: Ivone C. Benedetti) São Paulo: Editora UNESP.
__________. 2004. Redes que a razão desconhece: laboratórios, bibliotecas, coleções. In: André Parente (org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. (Trad. Marcela Mortara) Porto Alegre: Sulina, pp.39-63.
__________. 2005. Reassembling the social: an introduction to actor-network theory. Oxford: Oxford University Press.

Tags :