fichamento
O que é a Sociologia? (Fernandes 1959)

O que é a Sociologia? (Fernandes 1959)

FERNANDES, Florestan. 1974. O que é a Sociologia? In: Elementos de sociologia teórica. São Paulo: Editora Nacional, pp.19-32. [1959]

ORDEM SOCIAL:

[A] ordem social, inerente às diversas modalidades de manifestação organizada da vida, oferece o ponto de referência através do qual os fenômenos socials devem ser descritos sociologicamente. (Fernandes 1974:21)

SOCIEDADE e NATUREZA:

[O]s organismos vivem em condições que convertem a agregação ou/e a associação em necessidade vital. A sociedade não se opõe à natureza, pois representa o seu prolongamento na organização dos processos da vida. (Fernandes 1974:21)

OS 4 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA (“qualificações provisórias e precárias”): (1) ORDEM BIÓTICA (plantas); (2) ORDEM BIOSSOCIAL (insetos); (3) ORDEM PSICOSSOCIAL (macacos); (4) ORDEM SOCIOCULTURAL (humanos).

O que se pode chamar de ordem social, em cada um desses níveis de organização da vida, é portanto algo extremamente variável. […] Daí a conclusão de que as expressões mais altas da vida social acham seus fundamentos em tendências de agregação ou de associação que são universais entre os seres vivos, das plantas aos anomais (Fernandes 1974:23)

SOCIEDADE e NATUREZA:

À medida que o campo de adaptações dos organismos passa a depender, de maneira crescente e dominante, de elementos e de fatores superorgânicos, qualquer que seja sua origem ou natureza, aumenta a plasticidade das relações dos organismos entre si e a faculdade deles de exercer controles ativos sobre as condições normais de vida. Isso faz com que a ordem social se transforme de requisito da organização da vida, o que é verdadeiro para os organismos, cuja sobrevivência depende da agregação ou da associação, em fator de diferenciação e de reintegração das formas de organização da vida. A evolução […] cultural do homem contém as melhores evidências desse processo, que confere à ordem social o poder de interferir na configuração do padrão de equilíbrio da natureza. (Fernandes 1974:25)

O PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO UNIVERSAL (e o ser humano):

Em suma, como o biólogo e o psicólogo, o socióloo também lida com os fenômenos da vida. Apenas, trata-os de um ponto de vista especial, que o leva a estudar, sistematicamente, as influências exercidas pelas condições coletivas de existência sobre os mecanismos adaptativos dos seres vivos. Sua unidade de trabalho não são nem os organismos nem as propriedades que eles possuem. Mas, o modo pelo qual os organismos se congregam socialmente e as consequências que daí advêm para as formas de organização da vida. Dessa perspectiva, cabe à sociologia estudar todas as espécies ou variedades de fenômenos sociais, pertinentes às comunidades vegetais, às comunidades animais ou às comunidades humanas [Nota de rodapé: Alguns autores também se preocupam com as questões que a sociologia poderia se propor tendo em vista a organização da matéria e a continuidade do inorgânico ao orgânico]. A faculdade de viver socialmente não é exclusiva do homem. O que parece ser peculiar ao homem é o modo de viver socialmente articulado à comunicação simbólica, à socialização pela transmissão da herança cultural e à convivência fundada em uma ordem social. (Fernandes 1974:29-30)

AS DUAS TAREFAS DA SOCIOLOGIA HOJE (1959):

1o) obter sobre os fenômenos sociais sub-humanos conhecimentos comparáveis aos acumulados pelos sociólogos mediante o estudo das sociedades humanas, as quais permitem explicar as condições de existência social através dos requisitos específicos da interação social em dado nível da vida; 2o) dar nova orientação à análise comparativa dos fenômenos sociais, de modo a estender as explicações sociológicas às propriedades elementares e universais desses fenômenos. (Fernandes 1974:30)

DEFINIÇÃO SINTÉTICA DE SOCIOLOGIA:

Em síntese, a sociologia é a ciência que tem por objeto estudar a interação social dos seres vivos nos diferentes níveis de organização da vida. (Fernandes 1974:31)

Tags :