divulgação
Menção honrosa no Prêmio ESOCITE.BR de Teses e Dissertações de 2025

Menção honrosa no Prêmio ESOCITE.BR de Teses e Dissertações de 2025

Antes tarde do que nunca, registramos aqui a menção honrosa recebida pela Dissertação de Mestrado em Sociologia de Rafael Gonçalves, Mediação algorítmica e aprendizado de máquina : uma caracterização baseada em patentes da Google sobre técnicas de modulação de atividade, no Prêmio ESOCITE.BR de Teses e Dissertações de 2025. A dissertação foi desenvolvida entre 2023 e 2025, no PPGS/Unicamp, sob orientação de Pedro P. Ferreira, e com bancas de qualificação e defesa compostas por: Bárbara Geraldo de Castro (Unicamp); Henrique Zoqui Martins Parra (UNIFESP); Marta Mourão Kanashiro (Unicamp); e Rafael de Almeida Evangelista (Unicamp).

O anúncio da menção honrosa aconteceu no dia 19/09/2025, na Assembleia Geral da associação, realizada na Universidade Federal do Pará, no âmbito do 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Segue a transcrição do anúncio, realizado aos 52 minutos e 28 segundos do registro da assembleia disponível no canal “ESOCITE Brasil” no Youtube:

A dissertação que recebe a menção honrosa apresenta tema relevante e atual, e uma análise essencial para o campo do CTS, especialmente sobre agências não humanas, tema super atual e urgente. O autor se baseia em referências de diferentes campos, como a antropologia, a sociologia, filosofia, ciência da computação e comunicação. O trabalho apresenta um compromisso com as pessoas leitoras, considerando a temática de difícil compreensão fora do campo CTS. Para deixar o texto mais fluido e acessível, faz o uso de exemplos e imagens que se sistematizam as principais ideias do texto, e a própria agência dos algoritmos. Ainda, a partir da literatura feminista, o autor apresentou escolhas políticas e preocupação com questões relacionadas aos marcadores sociais da diferença. Trata-se de uma discussão interdisciplinar, especialmente no campo da computação e da sociologia, contribuindo de forma significativa para o campo CTS no Brasil. A menção honrosa vai para Rafael Gonçalves com a dissertação Mediação algorítmica e aprendizado de máquina : uma caracterização baseada em patentes da Google sobre técnicas de modulação de atividade. Esse trabalho foi orientado pelo Dr. Professor Dr. Pedro Peixoto Ferreira da Unicamp.

Agradecemos, em especial: Fabrício Neves (UnB), o então presidente da associação; Débora Allebrandt (UFAL), que coordenou a comissão responsável pelo prêmio; Isabel L. Cafezeiro (UFF) e Polyana A. Valente (UEMG), que compuseram a comissão; Irene do Planalto C. Pimentel (Unicamp), por gentilmente se dispor a trazer para Campinas a placa concedida pela associação; e Leonardo Ribeiro da Cruz (UFPA) e Fernando M. Camargo (Unicamp) pelos esforços para tentar reproduzir, na assembleia, o vídeo de agradecimento de Gonçalves.

Na imagem acima, temos identificadas as seguintes agências consideradas humanas, da esquerda para a direita: Fernando M. Camargo (de lado, com câmera fotográfica); Irene do Planalto C. Pimentel (de costas, apenas o topo da cabeça e com a mão levantada, ao se dispor a trazer o prêmio para Campinas); Leonardo Ribeiro da Cruz (de costas, inclinado, tentando fazer o áudio do vídeo de agradecimento funcionar); Rafael Gonçalves (de frente, no telão); Polyana A. Valente (de frente, sentada, abrindo uma garrafa de água); e Fabrício Neves (de frente, sentado, aparecendo apenas o braço direito e parte do corpo).