Novum Organum (Bacon 1620)

BACON, Francis. 1620. Novum Organum; ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Tradução usada: José Aluysio Reis de Andrade. MÉTODO (uma dialética com lastro instrumental) Nosso método […] é tão fácil de ser apresentado quanto difícil de se aplicar. Consiste no estabelecer os graus de certeza, determinar o alcance exato dos sentidos e rejeitar, na maior parte dos casos, […]

A questão latouriana (Latour 2011)

LATOUR, Bruno. 2011. Avoir ou ne pas avoir de réseau: that’s the question. In: Madeleine Akrich; Yannick Barhe; Fabian Muniesa; Philippe Mustar (orgs.). Débordements: mélanges offerts à Michel Callon. Paris: Presses de Mines, pp.257-67. DIDEROT Depuis le début, c’est bien dans le Rêve de d’Alembert de Diderot que nous avions placé l’origine de ce terme de rets ou de réseau, […]

Agências elementares (hekura em Plotkin 1993)

At the edge of my field of vision, tiny figures began to appear. […] By now my senses had been severely altered. My hearing was especially acute; I felt as if I could gear everything in the shabono [maloca Yanomami]. My field of vision had been greatly expanded: it was as if I were looking at the world through a […]

O uso humano de seres humanos (Wiener 1989 [1950])

WIENER, Norbert. 1989. The human use of human beings: Cybernetics and society. London: Free Association Books. [1950] SOCIOLOGIA WIENERIANA It is the thesis of this book that society can only be understood through a study of the messages and the communication facilities which belong to it; and that in the future development of these messages and communication facilities, messages between […]

Introduzindo e concluindo a sociologia do conhecimento de Durkheim (1996 [1912])

Síntese das principais idéias apresentadas por Durkheim na Introdução e na Conclusão de As formas elementares da vida religiosa. Edição utilizada: DURKHEIM, Émile. 1996. As formas elementares da vida religiosa. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes [1912] A IDEIA DE “ELEMENTAR” O elementar não é uma origem absoluta, apenas relativamente a uma evolução do simples para o complexo. Assim, […]

Perspectivismo harawayano (Haraway 1995[1988])

HARAWAY, Donna. 1988. Situated knowledges: the science question in feminism and the priviledge of partial perspective. Feminist Studies 14(3):575-99. HARAWAY, Donna. 1995. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. (Trad. Mariza Corrêa) Cadernos PAGU 5:7-41. [1988] OBS: A tradução de Mariza Corrêa publicada nos Cadernos PAGU em 1995, assim como a esmagadora […]

Escola de Chicago, segundo Becker (1996)

BECKER, Howard. 1996. Conferência: a Escola de Chicago. Mana 2(2):177-88. AS DUAS HISTÓRIAS “menores” DA SOCIOLOGIA [A] história da prática da sociologia, dos métodos de pesquisa e das pesquisas realizadas, porque não se deve tomar como óbvio que as idéias foram as forças motrizes ou a principal realização de qualquer escola sociológica. De um determinado ponto de vista, que defendo […]

Como pensam as instituições? (Douglas 1986)

DOUGLAS, Mary. 1986. How institutions think. Syracuse: Syracuse University Press. Obs: Este livro resulta de uma coletânea de textos reunidos e editados por ocasião de um curso ministrado por Mary Douglas (6th Abrams Lectures) na Syracuse University (New York). PRECISAMOS DE UMA TEORIA COGNITIVA DAS INSTITUIÇÕES A theory of institutions that will amend the current un-sociological view of human cognition […]

Vida eletrônica em McLuhan (1994 [1964])

MCLUHAN, Marshall. 1994. Understanding media: the extensions of man. Cambridge: The MIT Press. [1964] THE MEDIUM (framework) & THE MESSAGE (picture) [I]t is the framework itself that changes with new technology, and not just the picture within the frame. Instead of thinking of doing our shopping by television, we should become aware that TV intercom means the end of shopping […]

Matéria e sentido (Barad 2007)

BARAD, Karen. 2007. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham: Duke University Press. IMPORTANTE It is important to go slowly and carefully. (Barad 2007:81) NÃO É POSSÍVEL SEPARAR MATÉRIA E SENTIDO (eles são inextricavelmente ligados) Matter and meaning are not separate elements. They are inextricably fused together (Barad 2007:3) Even atoms, whose very […]