Big Other, capitalismo de vigilância e civilização de informação em Zuboff (2018 [2015])

Zuboff, Shoshana. 2018 [2015]. “Big other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação”. Em: Fernanda Bruno, Bruno Cardoso, Marta Kanashiro, e Luciana Guilhon (eds.). Tecnopolíticas de Vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, pp. 17–68.  [“Big Other: Surveillance Capitalism and the Prospects of an Information Civilization”. Journal of Information Technology 30 (1): 75–89. https://doi.org/10.1057/jit.2015.5]. Aparente agência algoritmica […]

Vida eletrônica selon danah boyd (2012)

boyd, danna. 2012. Participating in the always-on lifestyle. In: Michael Mandiberg. (ed.). The social media reader. New York: New York University Press, pp.71-6. WHAT COUNTS AS ONLINE? I mean, what counts as online? (boyd 2012:71) ALWAYS-ON I’m not really online, in that my activities are not centered on the digital bits of the Internet, but I’m not really offline either. […]

A sociologia elementar de Gabriel Tarde (1894)

ATOS e GRUPOS (agentes, seres) SOCIAIS ELEMENTARES Cette recherche est double comme toute recherche scientifique. II s’agit toujours d’étudier les phénomènes ou les êtres, et, pour cela, de préciser, en chaque ordre d’investigation, quel est le phénomène élémentaire ou quel est l’être élémentaire dont la répétition et la combinaison permettent de formuler des lois. […] Demandons-nous donc: 1o quel est […]

Racionais MC’s: Doutor Honoris Causa pela Unicamp

A outorga do título de Doutor Honoris Causa para o grupo Racionais MC’s foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp nesta terça-feira (28/11/2023). Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, integrantes dos Racionais, foram reconhecidos como intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro. A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e […]

Um Lévi-Strauss amoderno

[O trecho abaixo foi extraído do início do nono e último capítulo (“Histoire et dialectique”) de La pensée sauvage, de Claude Lévi-Strauss (1962). O trecho aproveita a única tradução brasileira da obra (Lévi-Strauss 2008), mas inclui importantes modificações motivadas pelo cotejo do original e da tradução britânica (Lévi-Strauss 1966). Essas modificações foram indicadas pelo uso de colchetes.] * * * […]

Antropologia não-humana na IX ReACT

Integrantes do LaSPA têm um Seminário Temático (ST) aprovado na IX Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (IX ReACT), e convidam interessades a submeter trabalhos (prazo: de 26/06 a 20/08). A IX ReACT acontecerá na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023. ST 28 – Antropologia não-humana Coordenação: Pedro P. […]

Memes sociológicos (pra rir)

I’m a social scientist, Michael Sociologists on strike!!! Eu vejo fato social Nós trupica mas Durkheim Nós trupica Marx Durkheim Bebendo socialmente 1st year sociology student Sociology student Anthropology & Sociology Sociology is just cultural anthropology for cowards Studies anthropology, ethnology and sociology Anthropologists!

O tributo de um boletim ao extenso trabalho de um autor

O boletim CTS em foco, da ESOCITE.br, acaba de lançar seu volume 2, número 4, dedicado a Bruno Latour. Seguem alguns trechos da “Apresentação” dos organizadores do volume, Arthur A.L. Ferreira e Rosa M.L.R. Pedro: “Bruno Latour é um dos nomes mais reconhecidos, senão o de maior destaque, no campo CTS atual, seja no plano nacional seja em nível global. […]

A origem virtual de todas as perspectivas (Viveiros de Castro 2002)

Um compasso deve ter uma de suas pernas firme, para que a outra possa girar-lhe à volta. Escolhemos a perna correspondente à natureza como nosso suporte, deixando a outra descrever o círculo da diversidade cultural. Os índios parecem ter escolhido a perna do compasso cósmico correspondente ao que chamamos ‘cultura’, submetendo assim a nossa ‘natureza’ a uma inflexão e variação […]

O valor como sujeito automático do capital (Marx 1996 [1867])

As formas autônomas/independentes [selbständigen Formen], as formas dinheiro [Geldeformen] [D] que o valor [Wert] das mercadorias [M] assume na circulação simples, mediam apenas o intercâmbio de mercadorias [M] e desaparecem no resultado final do movimento. Na circulação D-M-D, pelo contrário, ambos, mercadoria [M] e dinheiro [D], funcionam apenas como modos diferentes de existência do próprio valor [verschiedne Existenzweisen des Werts […]