news
Antropologia não-humana na IX ReACT

Antropologia não-humana na IX ReACT

Integrantes do LaSPA têm um Seminário Temático (ST) aprovado na IX Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (IX ReACT), e convidam interessades a submeter trabalhos (prazo: de 26/06 a 20/08). A IX ReACT acontecerá na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 21 e 24 de novembro de 2023.

ST 28 – Antropologia não-humana

Coordenação: Pedro P. Ferreira (DS/IFCH/Unicamp; LaSPA), Rafael da Silva Malhão (PPGAS/UFRGS), Rainer Miranda Brito (Colegiado de Antropologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, campus Serra da Capivara)
Descrição: Todo discurso antropológico pressupõe alguma definição de humanidade? E qual o papel de “não-humanos” nessa definição? Este ST propõe acolher contribuições que tratem da participação de agências consideradas “não-humanas”, ou “mais-que-humanas” na explicitação empírica de definições situadas de humanidade. Em outras palavras: debater casos singulares nos quais a agência de objetos materiais, animais não-humanos, infraestruturas, operações semiótico-materiais etc. participam no desempenho de definições singulares de humanidade. Qual é, por exemplo, o papel de cores, texturas, materiais, padrões sonoros e rítmicos, documentos, objetos tecnocientíficos etc. no desempenho concreto e situado de coletivos que não existiriam sem eles? Interessa, portanto, pôr em questão a perspectiva da exceção antropocêntrica, em benefício da exploração de antropologias híbridas, reticulares e heterogenéticas; i.e., na feliz expressão de Bruno Latour, antropologias que reconhecem o humano “no próprio ato de delegação, no passe, no arremesso, na troca contínua das formas”. Esta proposta se insere no contexto estratégico de debates pós-catastróficos engajados na fabulação de formas de vida em um mundo em extinção e em ruínas. Uma antropologia excêntrica, amoderna, engajada na gestação política-científica de redes de interdependência transontológicas que nos permitam vislumbrar humanidades futuras-virtuais.
Palavras-chave: não-humanos; técnica; estética; ciência

Tags :