news
O tributo de um boletim ao extenso trabalho de um autor

O tributo de um boletim ao extenso trabalho de um autor

O boletim CTS em foco, da ESOCITE.br, acaba de lançar seu volume 2, número 4, dedicado a Bruno Latour. Seguem alguns trechos da “Apresentação” dos organizadores do volume, Arthur A.L. Ferreira e Rosa M.L.R. Pedro:

“Bruno Latour é um dos nomes mais reconhecidos, senão o de maior destaque, no campo CTS atual, seja no plano nacional seja em nível global. Nesse sentido, Latour tem sido referência recorrente tanto para os que nele se inspiram, quanto para os que se colocam numa perspectiva crítica em relação ao seu trabalho. […] Considerando o recente falecimento deste autor, o CTS em foco não poderia deixar de abrir um espaço para textos diversos, sejam de homenagens, sejam de reflexão sobre conceitos, controvérsias ou ainda de pesquisas nele inspiradas. […]

Para uma rápida apresentação de nosso cardápio, teríamos temas variados como a educação ambiental, expresso numa carta dirigida a Latour, inspirada pelo seu Cogitamus (Adriana Maria Loureiro e Fátima Teresa Braga Branquinho); a história de uma escola de ciências, escrita na forma das memórias de uma formiga tonta (Jorge Ricardo Coutinho Machado); o processo de elaboração de um TCC, narrado no formato do diálogo latouriano entre um professor e um aluno (Viviane Fernandez, Fatima Kzam Damaceno Lacerda e Leonardo do Vale Terra); a experiência da pandemia e o vínculo estabelecido com Latour a partir de um não-humano, a tulipa (Eleandra Raquel da Silva Koch); os povos indígenas e, uma vez mais, o vínculo a partir de não-humanos, o cocar (Elisa Sampaio de Faria) e o milho (Ana Carolina Machado Ferrrari e Rebeca Cássia de Andrade); o turismo de base comunitária e suas múltiplas traduções no Brasil (Edilaine Albertino de Moraes e Fátima Teresa Braga Branquinho); uma discussão de negacionismos climáticos (Elisa Maffassiolli Hartwig e Raquel von Hohendorff) e no campo da saúde (Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo e Francisco Ângelo Coutinho); a discussão das redes envolvidas no parto (Bruna Evangelista Rosa, Luciana Resende Allain e Elisa Sampaio de Faria); a formação de um grupo de pesquisa, o Necso (Maria Cristina de Oliveira Cardoso); as controvérsias e aproximações de Latour com Durkheim (Pedro Peixoto Ferreira); os sentidos da relação do autor com o campo psicológico (Arhur Leal Ferreira e Marcus Vinicius Amaral do Gama Santos); as formas de reflexão sobre Brasil (Ivan da Costa Marques); e, finalizando, uma resenha sobre o controverso livro Investigação sobre os modos de existência: uma antropologia dos modernos (Patricia Rilliane Gomes da Silva e Orivaldo Pimentel Lopes Júnior).

Desejamos a todos uma excelente e inspiradora leitura em torno dessas breves variações locais da herança latouriana. […] Que esta diversidade seja o tributo deste Boletim ao extenso trabalho deste autor.” (Ferreira e Pedro 2022:7;9-10)

FERREIRA, Arthur A.L.; PEDRO, Rosa M.L.R. 2022. Apresentação. CTS em foco 4(2):7-10.

Tags :