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Simondon e a educação (URFJ, 18, 19 e 20 de outubro de 2022)

Simondon e a educação (URFJ, 18, 19 e 20 de outubro de 2022)

“Não devemos tentar modernizar, acrescentando novas atividades adicionais, um tipo de educação baseada em velhas estruturas. Já há alguns anos, assistimos a um conflito entre a procura de novas funções solicitadas no ensino e a sobrevivência de quadros estáticos anteriormente adaptados a outras funções hoje ausentes.” (SIMONDON, 2014, p. 236-237).

Em plena luta contra o fascismo e o sucateamento da educação pública, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, a Faculdade de Educação da UFRJ e o LISE — Laboratório do Imaginário Social e Educação realizarão, no Rio de Janeiro, o seminário Simondon e a educação.

O Seminário será dedicado a apresentar pesquisas realizadas em todo o país acerca das relações entre o pensamento do filósofo, psicólogo e mecanólogo francês Gilbert Simondon (1924-1989) e questões relativas à formação e à educação.

As primeiras publicações de Gilbert Simondon datam de 1953 e 1954, na publicação francesa Cadernos Pedagógicos, nos quais o então professor do Ensino Médio discutia seus métodos de ensino envolvendo a abertura e construção de máquinas, como televisores, telefones e radares. Seu principal objetivo, se podemos dizê-lo, consistia em combater a alienação técnica a partir do desenvolvimento de sensibilidades tecnoestéticas, resultantes de um aprendizado, tanto abstrato quanto concreto e manual, de contato direto com objetos técnicos, depositários de conhecimento humano, de imaginação e de invenção. Marcam esse período os ensaios intitulados “Lugar de uma iniciação técnica em uma formação humana completa” (1953) e “Prolegômenos para uma reforma da educação” (1954), através dos quais Simondon preconiza a necessidade de converter os saberes adaptados à sociedade estável a uma nova fase da produção de saberes, a sociedade metaestável:

“Adaptar um ser a uma sociedade estável conduz à especialização, de modo a integrá-lo a um escalão da estrutura vertical. Adaptar um ser a uma sociedade metaestável, é dar-lhe uma aprendizagem inteligente que lhe permitirá inventar para resolver os problemas que se apresentam ao longo da superficie das relações horizontais.” (SIMONDON, 2014, p. 236-237).

Hoje, a contribuição de Simondon à educação abrange variadas temáticas, que vão do letramento tecnológico ao uso da tecnologia para fins pedagógicos. O ensino da arte, como fotografia e cinema, passando pelo som e demais expressões voltadas à percepção, incluindo especialmente a noção de informação, onipresente nas sociedades pós-industriais, de interesse tanto acadêmico quanto artístico, serão abordadas no Seminário, ao longo de 3 dias de mesas.





O evento será híbrido, contando com apresentações presenciais e remotas em interação.
Inscrições para certificado através do email: educacao@gilbertsimondon.org

Local: Sala Moniz Aragão, no 2° andar do Palácio Universitário, Praia Vermelha. Datas: 18, 19 e 20 de outubro.

Programa completo com resumos: DOWNLOAD.

Transmissão online através dos seguintes canais:
https://youtube.com/c/FaculdadedeEducacaodaUFRJ
https://www.facebook.com/FEUFRJ
https://www.youtube.com/c/RedLatinoamericanadeEstudiosSimondonianos

Realização:
Faculdade de Educação/UFRJ
LISE — Laboratório do Imaginário Social e Educação (Educação/UFRJ)
ReLES — Red Latinoamericana de Estudios Simondonianos

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